XVI Master Classe & Estágio de Orquestra
2024Natural do concelho da Maia, Ana Ferraz foi premiada em diversos concursos, destacando-se o 1º lugar no “20º Concurso de Interpretação do Estoril | 2018” por unanimidade do Júri; 1º lugar no ‘’14º Concurso Internacional de Música Santa Cecília’’ e 1º lugar no “Jastrzebie-Zdroj International Flute Competition”, na Polónia.
Atualmente, encontra-se a realizar uma pós-graduação na Escola Superior de Música Reina Sofia, em Madrid, sob orientação do professor Jacques Zoon. Em 2016, terminou a sua licenciatura na Haute École de Musique de Genève, Suiça, orientada pelo professor Michel Bellavance, onde obteve a classificação máxima e distinção do júri no seu recital final.
Ana Ferraz decide continuar os seus estudos no Conservatoire National Súperieur de Musique et Danse de Lyon, França, orientada pelo professor Julien Beaudiment (Solista da Opera Nacional de Lyon), onde terminou o seu mestrado em performance, novamente com menção do júri: “Trés Bien à l’unanimité”.
Em 2021, a flautista Maiata teve a oportunidade de tocar em salas e festivais de renome mundial, destacando-se os concertos no Musikverein Viena, Festival de Salzburgo, Festival de Bolzano, Festival de Ravello, Festival de Saarbrücken, InClassica Festival no Dubai, entre outros.
Ana Ferraz foi selecionada como primeira flauta da Gustav Mahler Jugendorchester 2019-2021, considerada a melhor orquestra jovem do mundo.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian entre 2016 e 2018, Fundação Santander Portugal em 2019/2020 e atualmente da Fundação EDP para a realização da sua pós-graduação na ESMRS.