A Instituição

A História da Filarmónica

A Filarmónica da Guia – Associação Artístico-Cultural foi fundada a 27 de Maio de 1980 por iniciativa do Sr. Joaquim da Silva Carreira. O grupo de Fundadores da Filarmónica da Guia era composta por 16 homens, Joaquim da Silva Carreira, Germano Grilo Cardoso, António Jesus Tente, Joaquim da Silva Silvestre, Domingos Amado Pereira, José Maria da Silva Carreira, José Luís Moital, David Luís Ribeiro Sequeira, Manuel Veríssimo da Silva, Lúcio Duarte, Luciano Carvalho Filipe, Manuel Domingues Pereira Alfaiate, Ildo Loureiro, Armando Saboia, Diamantino Ferreira, e Arnaldo Carreira.

Em 2005, durante as celebrações das suas Bodas de Prata, esta Associação conseguiu finalmente realizar um sonho antigo. No dia 3 de julho foi inaugurada a sua própria sede, uma vez que, até então, tinha utilizado alguns espaços cedidos quer pela Junta de Freguesia quer também pelo muito amigo desta Filarmónica o Exmo. Sr. Comendador José Maria Duarte Júnior. A sede da Filarmónica foi um projeto concebido e concretizado com um grande objetivo, o de ser o principal polo cultural da região e um dos principais ao nível do Concelho. Além disso, esta Associação possui um autocarro próprio para todas as suas deslocações pelo país.

A sua atividade tem sido pautada por atuações em diversos eventos religiosos, festas civis e populares nas diversas freguesias do seu concelho (Pombal) e dos concelhos vizinhos (Leiria e Figueira da Foz). Tem participado também em encontros de bandas, festivais e receções a entidades civis, militares e religiosas. Além disso, tem estado regularmente presente nas festas do Bodo, em Pombal e na Fago – Feira de Atividades Económicas da Guia.

Em 2009 pelo despacho n.º 27675/2009 publicado no Diário da República n.º 250/2009, Serie II de 2009-12-29 é declarada de utilidade pública a Filarmónica da Guia – Associação Artístico-cultural.

A Filarmónica da Guia contou com diversas direções ao longo dos anos, desde a sua fundação até ao ano de 2015 sempre lideradas pelo Exmo. Sr. Domingos Amado Pereira, desde 2015 e até à data a direção é presidida por Célio Carreira Silva. Atualmente os órgãos dirigentes são compostos por: Célio Silva, Paulo Gaspar, Cesário Marinheiro, Lígia Dias, Sandra Mendes, Domingos Amado Pereira, Jorge Silva Rolo, Lino Santos, Vítor Simões, Stephanie Marques e Alexandre Carreira.

A Filarmónica da Guia é organizadora da Master Classe & Estágio de Orquestra da Guia, que contou em 2022 com a XIV edição. Em conjunto com a Sociedade Filarmónica Louriçalense é também organizadora do Beat Louriguia – Master Classe de Percussão que contou em 2019 com a IV edição.

A Filarmónica da Guia comemorou, em 2022, quarenta e dois anos de existência. São quarenta e dois anos de entrega a uma atividade – a música – que formou, no passado, e forma, atualmente, pessoas e músicos. Esta formação não é apenas de conhecimentos técnicos musicais é também uma formação cívica, uma formação de valores e princípios que acompanham todos os alunos ao longo da sua vida pessoal e profissional. Em suma, a Filarmónica da Guia acredita que ajuda a melhorar a comunidade e a sua envolvente social. Ao longo destes anos foram passando vários maestros, desde o fundador Exmo. Sr. Joaquim da Silva Carreira, seguindo-se Augusto César Oliveira, Luís Claudino Vieira, Gualdino Branco, André Branco, e atualmente com Mickael Faustino.

Atualmente a Filarmónica da Guia conta com um ativo de 41 músicos, sendo a sua maioria alicerçada no trabalho desenvolvido pela sua Escola de Música, em pleno funcionamento mesmo na recente fase de pandemia, com a direção do maestro Mickael Faustino, a Escola de Música conta com 72 alunos. Esta Escola de Música tem fomentado o crescimento do jovem músico, fornecendo ensinamentos teóricos e práticos necessários para a saudável prática musical.

Órgãos Sociais

Direção

Presidente: Célio Silva

Vice-Presidente: Paulo Gaspar

Tesoureiro: Cesário Marinheiro

1º Secretário: Lígia Dias

2º Secretário: Sandra Mendes

 

Assembleia Geral

Presidente: Domingos Pereira

1 º Secretário: Jorge Rolo

2 º Secretário: Lino Santos

Conselho Fiscal

Presidente: Vítor Simões

Secretário: Stephanie Marques

Relator: Alexandre Carreira